sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Realizada a Primeira Reunião Presencial do Grupo de Trabalho para Nivelamento das GUAMIS

Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque


Nesta sexta-feira, representantes institucionais das GUAMIS se reuniram na Escola do Legislativo Estadual, em Belo Horizonte, em sua primeira reunião presencial de trabalho, com o objetivo de buscarem, nesta primeira fase, o nivelamento normativo e operacional das Guardas Municipais do Estado.


A Dra. Sandra Bossio, coordenadora do ESPASSO CONSEG e da Comissão de Representação do Forum Técnico "Segurança Pública: Drogas, Criminalidade e Violência", dando início ao evento, agradeceu a determinação e o empenho de cada um dos presentes, para superarem as muitas adversidades e estarem ali, prontos para o longo dia de trabalho.


Lucio Dias Caetano, Prefeito de Serrania/MG.  Foto: CMN Jovem / Victor Dohrnii


O Prefeito de Serrania/MG, Sr. Lucio Dias Caetano, convidado a dirigir algumas palavras aos participantes do encontro, falou da importância da participação do Executivo Municipal, e que ele pretende estar participando das discussões e apoiando a iniciativa. Lucio Caetano foi muito aplaudido, tendo o GM Paulo Cesar de Jesus Peixoto, da Guarda Municipal de Barbacena/MG se manifestado para se estimular a presença de outros prefeitos e secretários municipais nas reuniões presenciais do Grupo de Trabalho.


Video em homenagem ao trabalho das GUAMIS nos últimos 5 anos.  Foto: CMN Jovem / Victor Dohrnii


Foi apresentado um vídeo em homenagem ao trabalho que vem sendo realizado pelas GUAMIS, nos últimos cinco anos, para que os municípios assumam a co-gestão da área de segurança pública, uma das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública - 1ª CONSEG, realizada em 2009.


Cmt Matias e Inspetor Oliveira, da GCM de Itabirito.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque

Da Região dos Inconfidentes, a Guarda Civil Municipal de Itabirito/MG, representada por seu novo comandante, Moises Fernando Matias, e pelo inspetor Antonio Alberto de Oliveira Costa, foi a primeira a fazer sua apresentação institucional. Além de informar um pouco da história da Guarda Civil, desde sua criação, em 2004, mostrou seu lado operacional e metas para os próximos anos, como o estatuto e o plano de cargos e salários. Apresentou, também, sua atuação humanitária junto às comunidades em situação de vulnerabilidade social, com palestras e acompanhamento de alunos.


Cmt Alceu e Guarda Civil Tony, da GCM de Serrania.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque

A Guarda Civil Municipal de Serrania/MG, sul de Minas, criada há pouco mais de um ano, foi representada, na apresentação institucional, por seu  comandante, Alceu Teodoro de Lima, e pelo guarda civil municipal Tony Alberto da Silva.


Cmt Miguel Félix, da GM de São Sebastião do Paraíso.   Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque

A Guarda Municipal de São Sebastião do Paraíso/MG, instalada no extremo sul de nosso Estado, foi representada por seu comandante, Miguel Felix de Souza, que durante a apresentação institucional, compartilhou alterações introduzidas no novo estatuto da Guarda, bem como a regulamentação de incentivo da produtividade de seus integrantes.


Apresentação do Projeto Cuca Legal no Trânsito, de autoria do GM Magno. Foto: GER Ronan França

A Guarda Municipal de Santa Luzia/MG, da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi representada pelo  guarda municipal Herivelton Magno dos Santos, que apresentou o Projeto Cuca Legal no Trânsito, que vem sendo realizado, com sucesso, pela Prefeitura de Santa Luzia/MG, em escolas da rede pública de ensino, praças e locais de grande circulação de pessoas e veículos.

Segundo o GM Magno, já foram distribuídas 15.000 cartilhas do projeto, e as crianças que receberam essas cartilhas não tem permitido que seus pais conduzam o veículo sem o cinto de segurança ou falando ao celular.


GCM Weverton, da GCM de Ribeirão das Neves.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque


A Guarda Civil Municipal de Ribeirão das Neves/MG, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi representada pelo guarda civil municipal Weverton de Sousa Ribeiro, responsável por um dos blogs mais visitados entre as guardas municipais do Brasil - o gmrn2009 e por muitas das conquistas profissionais dos guardas civis de sua cidade. O GCM Weverton ressaltou a importância do estatuto e do plano de carreira, se disponibilizando para participar do trabalho em prol das guardas municipais mineiras.


GM1 Peixoto e GM1 Carlos, da GM de Barbacena.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque

A Guarda Municipal de Barbacena/MG, instalada na Mesorregião do Campo das Vertentes, foi representada pelos guardas municipais Paulo Cesar de Jesus Peixoto e Carlos Ferreira Dias, o blogueiro GM1 Carlos. Em sua apresentação institucional, informaram sobre o trabalho da Ronda Escolar, com a realização de palestras sobre "Drogas nem Pensar" e "Vandalismo", além de dicas de segurança úteis aos pais e responsáveis. Também compartilharam a ideia de um informativo impresso sobre a atuação da Guarda Municipal.


GM Giovani e GM Alcântara, da GM de Nova Lima.  Foto: CMN Jovem / Victor Dohrnii

A Guarda Municipal de Nova Lima/MG, sediada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, representada pelos GM Giovani dos Santos e GM Carlos Aurelio Macieira Alcântara, em sua apresentação institucional, trouxe o bem sucedido diálogo entre uma guarda com profissionais contratados (regime celetista) e o poder público municipal, onde a Associação dos Guardas Municipais é convidada a participar das discussões que envolvem a área de segurança pública no município.  A parceria e o respeito mútuo estão refletidos na organização e no trabalho junto à população novalimense, inclusive junto aos recuperandos da APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - de Nova Lima.


Insp. Meinardo e GM Adriano, da GM de Montes Claros.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque

A Guarda Municipal de Montes Claros/MG, do norte de Minas, foi representada pelo inspetor Meinardo Ezequiel de Oliveira Neto e pelo guarda municipal Adriano Rodrigues Silva. Em sua apresentação, o inspetor Meinardo informou sobre a estrutura, em termos de pessoal, equipamentos e veículos, da guarda.

Sobre o serviço de bike patrulha, os guardas municipais se empenharam para conseguir o uniforme e todo o equipamento necessário, e o serviço chegou a ser iniciado, mas foi suspenso por determinação do secretário de defesa social da gestão anterior, por acreditar que a atividade era de exclusividade da polícia militar.  O projeto da bike patrulha será apresentado à nova administração.


GM Bruno, da Guarda Municipal de Conselheiro Lafaiete.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque

A Guarda Municipal de Conselheiro Lafaiete/MG foi representada pelo guarda municipal Bruno Eduardo Horta Fagundes. O GM Bruno relatou alguns problemas com a administração anterior, e sua preocupação com o reflexo negativo dessas problemas junto à população. Ao final, se mostrou esperançoso com a nova administração e desejoso de participar do processo de valorização das GUAMIS, inclusive colocando o sindicato dos servidores públicos municipais, sob a presidência do guarda municipal Valdiney Delmaschio Roatt Alves, à disposição para contribuir com este trabalho de nivelamento.


Insp. Charles Augusto, da GM de Belo Horizonte.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque


A Guarda Municipal de Belo Horizonte/MG, representada pelo inspetor Charles Alexandre Augusto e pelos guardas municipais Patrícia Flávia Martins e Hismar Davi de Souza, apresentou um pouco da história de sua criação, em 2003,  passando por sua estrutura operacional e concluindo com o plano de carreira, aprovado recentemente, pela câmara municipal.

Como a maior parte das GUAMIS presentes estão elaborando seus estatutos e planos de cargos e salários, o assunto despertou muito interesse dos presentes, tendo o Inspetor Charles Augusto, com a experiência de ter sido o representante da comissão de guardas municipais que trabalhou na elaboração do plano de carreira, se colocado à disposição para colaborar com as prefeituras mineiras, na elaboração de seus estatutos e planos de cargos e salários.


Cmt Mariano, da Guarda Civil Municipal de Pouso Alegre.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque

A Guarda Civil Municipal de Pouso Alegre/MG, sediada no sul de Minas e uma das mais antigas GUAMIS, foi representada por seu comandante Marco Antonio Mariano, que relatou sobre o trabalho que vem sendo realizado por sua guarda, ao longo de sua história, iniciada em 1991.  Ele vem desenvolvendo pesquisas para descobrir quando foi criada a primeira guarda municipal em sua cidade e na região, ainda no século XIX, bem como sua missão, organização, equipamentos e alterações posteriores, que podem ter sido a semente da atual GCM.


Leondenes Camargo e Emerson Gomes Freitas, de Pouso Alegre.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque

Prestigiando, com suas presenças, a reunião de trabalho das GUAMIS, estavam Leondenes Camargo, Assessor de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Pouso Alegre/MG, e o Diretor de Proteção Social Emerson Gomes Freitas, também da Prefeitura de Pouso Alegre/MG.


Insp. Zambaldi e GM Wagner, da Guarda Municipal de Betim.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque


A Guarda Municipal de Betim/MG, instalada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi representada pelo Inspetor Emerson Almeida Zambaldi e pelo guarda municipal Wagner Maurício Batista, que fizeram a apresentação institucional da entidade, inclusive do vídeo em comemoração aos dez anos de criação da guarda e da evolução do trabalho que vem sendo realizado ao longo deste tempo.


SubCmt Elivelson, da GM de Santa Rita do Sapucaí.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque

A Guarda de Santa Rita do Sapucaí/MG, do sul de Minas, foi representada pelo subcomandante Elivelson Soares e pelo guarda municipal Daniel Gonçalves Silva. Em sua apresentação institucional, o subcmt Elivelson, nosso blogueiro de Santa Rita do Sapucaí, descreveu a estrutura de sua instituição, e o trabalho que vem sendo por ela desenvolvido, nas áreas da segurança pública, apoio às atividades policiais, posturas, e defesa civil, ilustrando-o com três videos: o primeiro, com o treinamento dos guardas municipais com motocicleta; o segundo, com a simulação de um atropelamento atendido pela guarda municipal, e o terceiro, com a atuação do "papai noel azul marinho", junto a crianças de uma escola da rede pública de ensino de Santa Rita.


GM Nogueira e GM Adilio, da GM de Itajubá.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque

A Guarda Municipal de Itajubá/MG, nossa "guarda caçulinha", com pouco mais de seis meses de criação,  também do sul de Minas, esteve representada pelos guardas municipais Jucinete Nogueira da Silva e Adilio Emanuel da Silva. Sua participação no evento foi possível pela articulação do subcomandante Elivelson Soares, de Santa Rita do Sapucaí, junto ao comandante Reginaldo Monteiro e ao Secretário Municipal de Defesa Social, Rodrigo Sampaio Melo, da atual administração de Itajubá.


GM Martins e GM Souza, da GM de Itatiaiuçu.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque

A Guarda Municipal de Itatiaiuçu/MG, da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi representada pelos guardas municipais Warlon Junior Silva Martins (primeiro colocado no concurso para guarda municipal) e Ricardo Gonçalves Souza (responsável pelo setor de comunicação).


GER Ronan França, da GM de Contagem.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque

A Guarda Municipal de Contagem/MG, também da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi representada pelo gerente de ensino Ronan França da Costa.


Murilo, Pires, Walisson, Eduardo, Aristotenes e Mourão, da GM de Diamantina.  Foto: GM de Diamantina

A Guarda Municipal de Diamantina/MG, sediada no Vale do Jequitinhonha, foi representada por seu coordenador Heder Murilo Vieira, seu coordenador chefe de equipe Itacoaracy Raimundo Pires Pereira, e seus guardas municipais Walisson Reis Santos, Eduardo Alves Miranda, Aristotenes Vegner Silva dos Anjos e Thalles Higor de Abreu Mourão.


Cristina, Gomes, Claudino, Lazare, Máximo e Reis, da GM de Mariana.  Foto: Samantha de Albuquerque

A Guarda Municipal de Mariana/MG, da Região dos Inconfidentes, foi representada por sua comandante, Kele Cristina Araújo, e pelos guardas municipais Junior Vicente Gomes, Claudino Tomé Rodrigues, Lucas de Freitas de Lazare, Jocilene Aparecida Máximo e Ladislau Rezende dos Reis.


Primeira Reunião de Representantes das GUAMIS.  Foto: CMN Jovem / Samantha de Albuquerque


Foram aprovados os seguintes encaminhamentos:
1 - As Guardas Municipais de Contagem, Diamantina, Itajubá, Itatiaiuçu e Mariana, que não fizeram suas apresentações institucionais, pelo adiantado da hora, estão convidadas a fazê-lo, no início de nossa próxima reunião presencial, bem como as demais GUAMIS que estiveram impossibilitadas de comparecer a esta primeira reunião.

2 - Criação de Comissão, dentro do Grupo de Trabalho para Nivelamento das GUAMIS, para contribuir na elaboração de estatutos e planos de carreiras das guardas municipais interessadas. A Comissão será composta pelos: Inspetor Charles Augusto, da GM de Belo Horizonte; Inspetor Zambaldi, da GM de Betim; GER Ronan França, da GM de Contagem; GM Martins, da GM de Itatiaiuçu; Inspetor Meinardo, da GM de Montes Claros; GM Giovani, da GM de Nova Lima; e GM Weverton, da GCM de Ribeirão das Neves. Um modelo básico de estatuto e plano de carreira deverão ser apresentados na próxima reunião.

3 - Criação de Comissão, dentro do Grupo de Trabalho, para elaborar manifestação sobre PL 794/2011, formada pelos: GM Peixoto, da GM de Barbacena; Inspetor Charles Augusto, da GM de Belo Horizonte; Inspetor Zambaldi, da GM de Betim; GM Gomes e GM Lazare, da GM de Mariana; e GM Giovani, da GM de Nova Lima. A minuta deverá ser apresentada na próxima reunião do Grupo.

4 - Cumprindo encaminhamento aprovado em 23/10/2012, sobre as reuniões presenciais do Grupo de Trabalho serem itinerantes, os representantes das Guardas Municipais de Montes Claros (Inspetor Meinardo), São Sebastião do Paraíso (Cmt Miguel Félix), Mariana (Cmt Cristina, GM Gomes e GM Lazare) e Ribeirão das Neves (GM Weverton) estarão verificando a possibilidade de seus municípios receberem as reuniões previstas para os dias 26/04/2013, 26/07/2013, 25/10/2013 e 24/01/2014, respectivamente.

Belo Horizonte, 25 de janeiro de 2013.

Dra. Sandra Mara Albuquerque Bossio
p/ Grupo de Trabalho para Nivelamento das GUAMIS


MAIS FOTOS DA REUNIÃO




Nenhum comentário:

Postar um comentário