quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Três Pontas/MG - Carreata abre a Semana de Trânsito



Denis Pereira – A Voz da Notícia

A Guarda Civil Municipal abriu na manhã desta quinta-feira (22), as comemorações da Semana Nacional do Trânsito que acontece em todo o Brasil de 18 a 25 de setembro, mas, em Três Pontas por conta das festividades do aniversário de morte do Venerável Padre Victor, as atividades são antecipadas.

Foi com uma enorme carreata que o evento foi aberto, com a participação de veículos de órgãos, empresas e instituições parceiras – Polícia Militar, Prefeitura, empresas de transporte coletivo, funerário, serviço de guincho e auto escolas. A maioria foram ônibus da Secretaria Municipal de Educação (SME), que fazem o transportes de alunos para a zona rural da cidade. O movimento começou no alto da Avenida Ipiranga em frente ao Posto Aeroporto. Os veículos desceram até o centro e chamaram a atenção de populares nas Praças Tristão Nogueira e Cônego Vitor, onde terminou a mobilização.

Até o próximo dia 15 de setembro, diversas atividades estarão sendo realizadas, principalmente abrangendo crianças, adolescentes e jovens que cursando o ensino fundamental e o ensino médio. O tema segue o cronograma da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) escolheu o tema “Álcool e Trânsito: Responsabilidade e Efeitos”. Até o ano de 2.020, este será o foco da campanha, devido ao grande número de pessoas que morrem vítimas da violência no trânsito.

“Este ano, faremos um trabalho bastante abrangente, alcançando crianças, adolescentes e adultos, da importância de termos um trânsito mais seguro. Vamos ter palestras e concursos para crianças, palestras e cursos para motoristas e motociclistas”, afirmou o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) Edward Naves.





Dados de acidentes no Brasil são alarmantes
Segundo Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados (Fenaseg) em 2012, morreram 143 pessoas por dia no Brasil, vítimas de acidente de trânsito. Aproximadamente 450 mil pessoas sofreram ferimentos, de gravidade leve a seríssima. Em 2011 foram pagas 239.738 indenizações por invalidez permanente. Mais de 51% dos acidentados estão na faixa etária de 18 a 34 anos. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), estima que um acidente com morte custe em média R$ 567 mil.

Levantamento em TP mostra falta de atenção
Em março deste ano, a Polícia Militar de Três Pontas divulgou que levantamento realizado na cidade, desde janeiro, a maior causa de acidentes ocorridos foram por falta de atenção (41,66%). Em segundo lugar, com 17,85% dos casos, vem a desobediência à sinalização e a terceira maior causadora com 7,15% é a não manutenção da distância de segurança.

Jovem que morreu na MG 167 estava dirigindo embriagado 


Há pouco mais de um ano, a Equipe Positiva mostrou a reportagem de um acidente em que um motorista embriagado, provocou um acidente na MG 167 em Três Pontas e acabou morrendo.

Daniel Aleixo de Oliveira de 29 anos estava dirigindo um Fusca na contramão e bateu de frente com um Celta que seguia sentido Três Pontas/Santana da Vargem. Daniel morreu na hora. O motorista do outro veículo sofreu diversos ferimentos, foi internado em estado grave e passou por cirurgias.
O motorista do Fusca tinha acabado de sair de uma boate, onde já chegou embriagado. A informação de um taxista que encontrou com ele na estrada é que ele estava em alta velocidade e andando em zigue-zague. O veículo se transformou em uma “sanfona” e as imagens impressionaram. Como não usava cinto de segurança, Daniel Oliveira ficou com o corpo pendurado para fora do carro.

Fonte: EquipePositiva.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário