quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Manga/MG - Em treinamento, Guarda Municipal dá suporte à Polícia Militar no aniversário da cidade

Desfile e programação festiva foram na verdade o “batismo de fogo” da Guarda
que passará por dois meses de treinamento intensivo

Com o objetivo de promover a segurança e o bem-estar da população, a Guarda Municipal de Manga, criada através de concurso público, iniciou no último dia 26 de agosto treinamento de dois meses. Entretanto, seus 14 integrantes, entre os quais duas mulheres, foram apresentados à população durante a programação do aniversário de emancipação política de Manga, durante o desfile de Sete de Setembro, Independência do Brasil. Toda a preparação, apresentação e atuação, foram feitas com o acompanhamento e parceria da Polícia Militar de Minas Gerais.

Treinados pela Fundação Guimarães Rosa, mesma instituição que prepara policiais militares para o Governo de Minas, a Guarda Municipal se apresenta como uma força de segurança comunitária, com o objetivo de criar uma imagem de força orientadora, onde a repressão só ocorrerá nos casos excepcionais, ou seja, de modo a ser vista pelo cidadão não como uma ameaça, mas como uma corporação protetora e aliada.

Entre suas atribuições, a segurança das instalações municipais; organização, fiscalização e orientação do trânsito; apoio à Defesa Civil nos casos de calamidade pública; apoio às ações de preservação ambiental; proteção do patrimônio histórico, cultural, paisagístico e ecológico; e, entre outras funções, patrulhamento preventivo às ações criminosas, na área do município.

Durante os quatro dias de festividades, a Guarda Municipal deu suporte não apenas à 245ª Companhia de Polícia Militar de Manga, elevada a essa categoria no dia 08 de julho de 2011. Na verdade, a obra de reestruturação, modernização e operacionalidade da corporação foi fruto de parceria firmada entre a sociedade organizada, Poder Público Municipal e a Prefeitura, tornando realidade um sonho da população e do Executivo, parceiro e incentivador do Sistema de Defesa.

De acordo com o prefeito Quinquinha, “a melhor Polícia Militar do Brasil participa diretamente do treinamento e das ações práticas da Guarda Municipal de Manga, instituída sem nenhuma modéstia para ser a melhor Guarda Municipal do Estado”.Por fim, segundo o chefe do Executivo, o Sete de Setembro e as festividades não poderiam ter sido datas mais apropriadas para que os agentes fossem apresentados à população manguense.

Fonte : Nortícias / Manoel Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário