sexta-feira, 3 de junho de 2011

Salinas/MG - Guarda Municipal participa de curso de formação no CVT

O Centro Vocacional Tecnológico de Salinas (CVT) realizou no dia 30 de maio a aula inaugural do curso para a formação da Guarda Municipal da cidade. Durante quatro meses, 18 funcionários efetivos da Prefeitura Municipal, atuantes na área de vigilância, participarão do curso, que irá abordar: Segurança Pública, Noções de Direito, Primeiros Socorros, Ética, Direitos Humanos, entre outras áreas. O conteúdo programático conta com aulas de Filosofia e Sociologia, Segurança, Criminalística, Legislação, Intervenção com arma letal e não-letal.

Na aula inaugural, o comandante da Polícia Militar de Salinas, Tenente Márcio Aurélio, ressaltou para os alunos que a Guarda Municipal torna-se exemplo para a população e deve ser referência em sua conduta profissional e pessoal. “Cada guarda representa a instituição como um todo e as suas ações repercutem dessa forma. É necessário cuidado redobrado no seguimento da legalidade e da moral”.

O curso é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, a Guarda Municipal; a Polícia Militar e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. O curso terá início no dia 10 de junho e seguirá até o dia 10 de outubro.

O CVT de Salinas é uma unidade da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado (RFPOM), projeto do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com apoio das Prefeituras Municipais. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional. Para isso, duas frentes de trabalho estão em atuação: alfabetização digital e formação e aperfeiçoamento profissional.

Atualmente a rede conta 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros. São 4.5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como um dos estados a possuir um dos maiores programas de inclusão digital e social do País. O projeto alcança mais de 360 municípios e soma mais de 500 mil cidadãos certificados em cursos presenciais e a distância, nas áreas comportamentais, gerenciais e profissionalizantes, além de 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet.

Fonte: Secretaria de Estado de Ciencia, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário