segunda-feira, 14 de março de 2011

Conselheiro Lafaiete/MG - Secretaria de Defesa Social e Corpo de Bombeiros promovem formatura dos agentes de trânsito


14 agentes de trânsito se formaram hoje no curso de Resgate Básico / Atendimento pré-hospitalar, ministrado pelos militares do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete. O curso faz parte do processo de capacitação dos agentes que irão atuar no controle do trânsito na cidade.

Estiveram presentes à solenidade, o prefeito municipal, José Milton de Carvalho Rocha, o presidente da Câmara dos Vereadores, Hélio Francisco de Oliveira, o secretário de defesa social, Delman Paiva, o diretor do Departamento de Trânsito, Estanislau Assis, o comandante do 31º BPM, Ten. Cel. Elcimar Almeida, o comandante do 3º Pelotão CB, Ten. Ronaldo Rosa Lima e a delegada de polícia, Mary Milagre. 

Durante a solenidade o prefeito municipal lembrou que os agentes de trânsito prestaram concurso no ano de 2001 e desde então estavam integrados a Guarda Municipal. "Durante todo este tempo, não foi criada nenhuma estrutura ou logística para efetivar a função. Esta realidade muda a partir de hoje e vem de encontro com um projeto maior, que é a municipalização do trânsito de Conselheiro Lafaiete. Hoje este é um dos problemas mais graves que enfrentamos em nosso município, mas estamos investindo para mudar esta realidade", garantiu o prefeito. 

O secretário Delman Paiva, explicou que, os novos agentes irão dar um apoio maior a parte operacional do trânsito. Segundo ele, antes dos agentes iniciarem as suas funções, eles participarão de um novo curso de reciclagem sobre a legislação de trânsito. "O objetivo é capacitar e preparar ainda mais todos os profissionais que, assim que estiverem na rua irão desenvolver um trabalho de atendimento a comunidade, com o profissionalismo que ela merece". 

O curso, que teve a duração de 40 horas, foi ministrado por três militares do Corpo de Bombeiros e será de extrema importância na atividade diária de cada agente, já que, segundo o Ten.BM. Ronaldo, em diversas situações ele será o primeiro a chegar ao local do acidente e o responsável por realizar os primeiros cuidados e atendimentos à vítima até a chegada do socorro adequado.

A agente Paloma Floscoeli Gonçalves, classificada entre os três melhores alunos do curso, garantiu que está ansiosa pelo início das suas atividades e afirmou que "a capacitação é muito importante para o desempenho de um bom trabalho". 

Após a entrega do diploma e do brevê, os 14 agentes, representados por Osvaldo Rodrigues Valois, fizeram uma homenagem ao comandante do Corpo de Bombeiros e afirmaram que eles serão "Os amigos certos, nas horas certas", em uma alusão ao lema nacional dos bombeiros. 

Novo veículo

Durante a solenidade o prefeito José Milton entregou ao secretário Delman Paiva as chaves de um veículo gol, devidamente identificado e que servirá aos agentes. Segundo o diretor do DMT, Estanislau Assis, os agentes atuarão de 9h00 às 21h00 com a função de controlar e sinalizar o trânsito, principalmente durante a realização de eventos. 

Simulação

Todas as regras e procedimentos aprendidos durante o curso foram demonstrados para as autoridades, durante uma simulação de resgate de um acidente com vítima presa as ferragens. O salvamento foi feito pelos alunos, com o apoio do Corpo de Bombeiros.

Formandos

1º lugar: Lauro César Gomes da Silva
2º lugar: Ângelo Alves Antonucci
3º lugar: Paloma Floscoeli Gonçalves Marota
André Chaves Torquato Carvalho
Antônio Cláudio Chula José
Joelma de Oliveira Paiva Barbosa
Josias Vitorino de Azevedo
Luis Magno R. de Araújo
Marcos Miranda da Cruz
Osvaldo Rodrigues Valois
Rouvane Lúcio da Silva Esteves
Sebastião Vagner Rezende Marques
Vanderlei Gonçalves de Oliveira

Fotos do Evento - clique aqui

Fonte: Regina Cordeiro
Assessoria de Comunicação - PMCL



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário