quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Boa Esperança/MG e Ilicinea/MG - Guardas Municipais concluem curso de prevenção e combate a incendio florestal

 
No período de 20 a 25 de agosto, aconteceu o Curso de Formação de Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, direcionado às Guardas Municipais de Boa Esperança e Ilicínea.
 
A iniciativa, que partiu do Departamento Municipal de Meio Ambiente, com apoio do Parque Estadual Serra da Boa Esperança, foi coordenado pela Divisão de Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte.
 
O curso foi ministrado pelo Sargento Lopes, representante do Corpo de Bombeiros da Divisão Ambiental do Comando Operacional de BeloHorizonte. Ao todo, foram capacitados 32 voluntários, sendo 25 da Guarda Municipal de Boa Esperança, 3 da Guarda Municipal de Ilicínea e 4 civis de Boa Esperança. Teve duração de 03 dias, sendo executadas a parte teórica e o treinamento prático 8h/dia. Para o acompanhamento, houve apostilas informativas e explicativas aos voluntários, além do treinamento básico de primeiros socorros, nós e amarrações, bem como, aulas práticas e teóricas de combate a incêndios.
 
A parte teórica ocorreu no auditório do CAIC , e a prática , nas proximidades da pista de motocross, ou seja, em um local seguro e distante das mediações residenciais, justamente para manter e oferecer total segurança aos moradores e voluntários dispostos a executar as tarefas.
 
O método utilizado para o treinamento prático de combate a incêndio foi aquele da construção de aceiros, que consiste no combate indireto: limpando a área a ser inflamada, evitando que o fogo propague-se para outras. Foram usadas ferramentas como abafadores, bombas costais, enxadas e rastelos .
 
No Curso são observadas as características de cada região e ensinadas as formas de se coordenar o combate ao fogo, as técnicas para o combate direto e indireto e também o reconhecimento do local do incêndio.

Fonte: boaesperanca.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário