segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Mariana/MG - 1º Forum Mineiro de Segurança Pública

Primeira capital de Minas, Mariana foi escolhida para sediar o 1º Fórum Mineiro de segurança Pública, que reuniu, hoje, representantes de 18 municípios. Em pauta estavam temas ligados ao fortalecimento das guardas municipais e a interação com órgãos de segurança pública das cidades e do Estado, para uma atuação conjunta.

O prefeito de Mariana, Celso Cota, participou da abertura oficial do fórum que trouxe a Mariana Guardas Municipais de diversas cidades mineiras, e do Estado de São Paulo, que participaram do fórum.  O prefeito afirmou que a criação da Guarda Municipal é uma forma dos municípios contribuírem com a segurança pública. “O fórum nos mostra o crescimento da segurança nas cidades que possuem Guarda Municipal. Esses dados, levados aos municípios de Minas, convencem qualquer gestor da necessidade e da força da Guarda Municipal e de sua importância na segurança preventiva nas ruas”.

O secretário de Segurança Pública de Mariana, coronel Faria Lopes, ressaltou que a Guarda Municipal existe para ajudar os governos Federal e Estadual a cumprir seu papel na defesa do cidadão e que as polícias precisam ter as guardas como parceiras. “As Guardas Municipais não existem para tomar o espaço de ninguém, mas para complementar o serviço de segurança preventiva, fazer com que o quadro de efetivo defasado da Polícia Militar, por exemplo, seja suprido de alguma forma e que a população tenha segurança”, afirmou.

Para o prefeito Celso Cota, a idéia é que a União repasse recursos para os municípios como forma de incentivo para a criação das Guardas Municipais, que têm por princípio trabalhar na prevenção e na segurança do dia-a-dia. “Sabemos que existe uma deficiência física e humana da polícia e o município que tiver condições de implantar a sua Guarda Municipal estará contribuindo para a qualidade de vida dos cidadãos”. Ele sugeriu que as Guardas Municipais se unam e enviem ao Governo Federal proposta para que se estimule a criação de novas corporações. Aproveitando o momento o prefeito anunciou a realização no início de 2006, concurso publico para contratação de mais 120 guardas municipais

Temas como fortalecimento das GM’s do Estado de Minas, intercâmbio técnico e político entre os diretores e comandantes da GM e o futuro da segurança pública municipal, foram debatidos no II Encontro Mineiro de Guardas Municipais realizado na cidade de Nova Lima e no 1º Fórum Regional Mineiro das GM’s realizado na cidade de Mariana

“A proposta do evento veio fortalecer apoiar e fomentar as organizações políticas das GM’s e o fortalecimento da Associação de GM’s.

O fórum foi realizado através de uma parceria entre o Estado de Minas e a Prefeitura Municipal de Mariana e de Nova Lima, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil e a Guarda Municipal.

Fonte: guardasmunicipais.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário